Instalação de painéis solares em Porto Alegre

A possibilidade de reduzir consideravelmente o valor na conta de luz – algo em torno de 95% – e não ficar refém de tarifas que aumentam e prejudicam o consumidor a cada ano, tem atraído muitas pessoas para a energia solar, que se popularizou e ganha cada vez mais adeptos.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), entre os anos de 2019 e 2020, houve um aumento de quase 50% na procura por energia solar. A tendência é que os avanços desta tecnologia possam baratear não apenas os custos de instalação, mas de todo o equipamento, tornando-o acessível para mais brasileiros.

A maior parte das pessoas, quando pensa em energia solar, imagina logo aquelas placas nos telhados das casas ou empresas, mas você sabe para que elas servem e como funcionam? Se você deseja conhecer mais a respeito, fique conosco e continue a leitura.

O que é um painel solar fotovoltaico?

Os equipamentos para a captação e a transformação da energia solar em energia elétrica são basicamente dois: o painel solar fotovoltaico – ou placas solares, como também são conhecidas – e os inversores.

Os painéis solares são os grandes responsáveis pela captação da radiação solar e são confeccionados utilizando materiais semicondutores, como o silício (o mais comumente usado) ou o arsenieto de gálio. Eles absorvem a luz do sol e são capazes de transformá-la em energia elétrica.

Os inversores, por sua vez, são os aparelhos responsáveis pela conversão da energia produzida pelo painel em energia elétrica própria para o consumo e pela sua distribuição nas residências, indústrias ou empresas.

Além disso, é o inversor o encarregado por direcionar a energia que sobra para a rede distribuidora, que retorna para a residência em forma de créditos de energia.

Como funciona o painel solar fotovoltaico?

Os painéis ou placas solares fotovoltaicas são compostas de células solares (materiais semicondutores), interligadas para transformar a energia solar em eletricidade por meio do efeito fotovoltaico. Elas são dispositivos constituídos geralmente de silício.

Desta forma, os fótons (partículas de luz), que incidem sobre as placas, fazem com que os elétrons (partículas elétricas) se desloquem. É o movimento provocado nessa ação que produz corrente elétrica, sendo esse processo conhecido como efeito fotovoltaico.

A energia produzida desta forma é renovável, limpa e duradoura e não prejudica de forma alguma a localidade.

Quais são os modelos de painéis solares fotovoltaicos?

O avanço da tecnologia aplicada sobre a fabricação de painéis solares resultou em uma gama de possibilidades e modelos adequados às necessidades de cada consumidor.

Existem dois tipos de placas solares:

1. Uma delas utiliza a luz solar para aquecimento – conhecidos como aquecedores solares ou heliotérmicos. A absorção da energia solar é transformada em calor, que pode ser usada, por exemplo, para aquecer a água do chuveiro (um dos principais responsáveis pelo gasto de energia elétrica em uma casa);
2. A outra, que já mencionamos acima, transforma energia solar em energia elétrica e pode abastecer a necessidade energética de toda uma residência, indústria, empresa ou propriedade rural.

Os painéis solares são feitos geralmente com células fotovoltaicas de silício cristalino, um cristal muito abundante na natureza e que apresenta dois tipos mais comuns na produção das placas: os monocristalinos e os policristalinos.

Qual a diferença entre monocristalino e policristalino?

A diferença entre a célula fotovoltaica de silício monocristalino e policristalino é bem pequena e corresponde à eficiência de energia elétrica produzida. De maneira simples, é a quantidade de energia produzida por metro quadrado.

As placas produzidas de silício monocristalino são uma tecnologia mais antiga, fabricada a partir do silício de alta pureza. Neste tipo, os cristais de silício ultrapuro são fatiados e formam lâminas, que são tratadas e transformadas em células fotovoltaicas.

O silício monocristalino possui uma eficiência maior (entre 15% e 22%) e é, por isso, um pouco mais caro.

Já as placas de silício policristalino, introduzidas no mercado a partir de 1981, diferem dos monocristalinos devido ao método de tratamento dos cristais de silício.

A tecnologia usada no policristalino mantém a formação de múltiplos cristais, que são fundidos e transformados em um bloco único e depois serrados para virarem células fotovoltaicas.

As células fotovoltaicas policristalinas são menos eficientes (entre 14% e 20%), porém, mais fáceis de serem produzidas, o que as tornam ligeiramente mais baratas.

Qual o preço de painéis solares fotovoltaicos?

Um dos empecilhos na popularização da energia solar é justamente o preço dos painéis solares, que impede seu uso em grande escala pela população. Isso acontece por diversos motivos, como a falta de investimento e incentivo dos governos.

É provável que, com o avanço da tecnologia, o custo para a obtenção de energia solar seja menor. Para se ter uma ideia, em 2008, um painel solar era 100 vezes mais barato que em 1977. Hoje, mesmo com os altos preços, as vantagens atribuídas ao adotar a energia solar fazem com que o investimento valha muito a pena para o consumidor.

De maneira geral, o preço das placas solares varia de acordo com sua eficiência, a cotação do dólar, o fabricante, o material com o qual elas são fabricadas, a logística e o projeto mais adequado para cada lugar, entre outros.

Em média, a instalação e os equipamentos para a obtenção de energia solar em uma residência ultrapassam R$10.000 e consideram o consumo mensal de energia em kWH (Quilowatt-hora). Por exemplo, se sua casa consome 186,3 kWh de energia por mês, o preço médio a pagar fica em torno de R $15.000.

Como instalar um painel solar fotovoltaico?

Alguns passos são importantes antes da instalação de um painel solar, veja:

– Pesquise e conheça os benefícios trazidos pela mudança da energia comum para a energia solar fotovoltaica;
– Entre em contato com um profissional ou uma empresa especializada no assunto, como a IDeA Projetos Sustentáveis. Ela será a responsável por indicar quais as melhores opções para as suas necessidades;

A empresa ou o profissional contratado será o responsável por encontrar o melhor posicionamento para as placas solares, de acordo com a incidência de luz solar, permitindo seu melhor funcionamento.

Os painéis solares são geralmente instalados nos telhados das casas, sendo necessário se atentar para a estrutura do imóvel, o espaço disponível, a circulação de ar e ventos, entre outros detalhes, para que a eficiência do painel não seja prejudicada.

Por fim, buscar alternativas para obtenção de energia renovável, como a solar fotovoltaica, tem sido um dos principais movimentos na atualidade.

Não apenas pelos benefícios que ela proporciona, como a redução considerável na conta de luz, e a autonomia na obtenção de energia, mas para garantir a sustentabilidade, a recuperação e preservação do planeta e a continuidade das gerações a partir de uma energia limpa e ilimitada.

Sistemas de energia solar personalizados

Percebemos que cada casa tem necessidades de energia única. Nossa equipe de engenharia projetará seu próprio sistema de energia solar, dependendo das necessidades elétricas de sua família, da arquitetura de sua casa ou empresa. Antes de estar pronto para a instalação de energia solar, precisamos de:

– A auditoria de eficiência energética de sua casa ou empresa para determinar quão bem você usa eletricidade em sua casa, prédio ou apartamento e identificar áreas de melhoria para reduzir seus custos de energia.
– Avaliar o potencial de energia solar que sua casa pode produzir. Lembre-se de que a quantidade de energia gerada é específica do local e depende da quantidade de energia solar que atinge os painéis, avaliando dados como tamanho e capacidade do sistema de energia solar. Isso ajudará a determinar se a energia solar é uma opção viável para você.
– Vamos encontrar o tamanho ideal dos componentes do seu sistema fotovoltaico para garantir que ele produza a quantidade necessária de energia. Isso é particularmente importante se sua casa não estiver conectada à rede elétrica. Dito isto, o painel fotovoltaico é modular, o que significa que você pode aumentar continuamente sua produção conforme a necessidade.
– Para completar as licenças necessárias. É importante verificar se há “disposições sobre direitos solares” em sua cidade que possam limitar o acesso solar ou a instalação de sistemas de energia solar.

Começando

Se você tiver um telhado antigo que provavelmente precisa ser substituído em alguns anos, recomendamos que você faça a melhoria antes de instalar o painel solar para evitar a interrupção do sistema mais tarde. As árvores de sombra próximas também precisam ser cortadas para maximizar a absorção de energia solar. Nossa equipe profissional de energia solar supervisionará todo o seu projeto de instalação de energia solar. Determinaremos o tamanho certo para o seu sistema, dependendo, entre outras coisas:

– A luz solar disponível no local
– A inclinação e orientação do sistema
– A eficiência dos sistemas na conversão da luz solar em energia solar
– Outras fontes de eletricidade – gerador, concessionária, etc.

Nossa abordagem nos permite gerenciar eficientemente as instalações de energia solar desde o início, até a instalação e durante toda a vida útil do sistema. Fornecemos a você um único ponto de contato para ajudá-lo com todos os seus requisitos de pós-instalação durante a vida útil do seu sistema de painéis solares. Na Ideal Solar, nos orgulhamos de nossa experiência em engenharia e da capacidade de fornecer aos nossos clientes em Porto Alegre e Grande Porto Alegre uma fonte de energia confiável e renovável, graças aos nossos sistemas de energia solar residencial e empresarial de alta qualidade. Entre em contato com nosso escritório para obter mais assistência sobre como levar energia solar para sua casa.