Instalação de aquecedores fotovoltaicos em Porto Alegre

Muito tem se falado das potencialidades e vantagens da energia solar, principalmente no Brasil, onde a temos em abundância. Mas para a maioria das pessoas, a energia solar ainda não é opção devido aos altos investimentos que os equipamentos e a instalação demandam.

De qualquer forma, levando em conta o frequente aumento nas tarifas de luz e os preços abusivos pagos pelos brasileiros todos os meses, se tornou imprescindível a busca de alternativas para reduzir o consumo e economizar na energia elétrica.

Neste contexto, podemos citar os aquecedores solares, ou aquecedores fotovoltaicos, que são equipamentos usados para aquecer a água que sai do chuveiro, das torneiras, da piscina, etc., através da energia do sol.

A energia térmica proveniente dos aquecedores solares reduz a demanda por eletricidade, considerando que a energia solar é renovável, inesgotável, limpa e sustentável.

Se você deseja entender um pouco mais sobre o sistema de aquecimento solar e saber porquê esta é uma ótima opção de economia para sua casa, fique conosco. Vamos te explicar tudo.

Como funciona um aquecedor fotovoltaico?

A principal função de um aquecedor solar é gerar calor a partir da captação da energia do sol e, desta maneira, aquecer a água de seu reservatório hidráulico, permitindo que a água quente seja usada no seu chuveiro, por exemplo – o eletrodoméstico responsável por cerca de 25% a 30% do consumo de energia em uma casa.

Os aquecedores são compostos por, basicamente, dois equipamentos principais: o coletor solar e o reservatório térmico, também conhecido como Boiler, e o processo de aquecimento funciona da seguinte forma. Veja:

  1. A água fria de seu reservatório entra no Boiler e é direcionada para os coletores solares;
  2. O coletor é o lugar onde a energia solar é captada e transformada em calor, e a água que estava no Boiler é enviada ao coletor solar para ser aquecida;
  3. Após ser aquecida, a água volta para o Boiler onde fica armazenada a espera de ser consumida;
  4. À medida que a água quente é utilizada, mais água fria é fornecida ao Boiler, desta forma não falta água e o processo continua de forma cíclica;
  5. Caso o consumo de água seja maior do que a capacidade do Boiler, é possível a instalação de outro reservatório térmico, adicionado como auxiliar.

No caso do aquecimento de piscinas, o princípio é o mesmo, mas é necessário um sistema de bombeamento da água da piscina para os aquecedores, e a água quente sai do coletor e vai para a piscina até que ela atinja a temperatura desejada, que é controlada por um controlador de temperatura no quadro de comando do equipamento.

Em dias nublados ou chuvosos, o aquecedor solar continua funcionando normalmente, afinal, o sol continua presente e os raios solares conseguem ultrapassar as nuvens mesmo sob essas condições.

Qual a vantagem de ter um aquecedor fotovoltaico?

São muitas as vantagens proporcionadas pelos aquecedores fotovoltaicos, principalmente por se tratar de um sistema completamente eficiente, pois consegue absorver entre 94% a 96% da energia solar disponível, tem alta resistência a impactos e dificilmente são danificados e duram muito, uma vida útil de cerca de 25 anos.

Veja alguns dos benefícios de optar por um sistema de aquecimento doméstico:

  • Valorizam o ímóvel, pois o mercado imobiliário já se deu conta do quão valoroso é uma casa que possui sistema de aquecimento solar ou está preparada para recebê-lo;
  • Em alguns municípios existem legislações para beneficiar quem possui este tipo de sistema em casa, como redução de impostos;
  • É um investimento valioso, e completamente eficiente, já que a energia solar está disponível todos os dias para todos;
  • O custo de manutenção dos equipamentos é extremamente baixo;
  • O aquecimento da água pelo sistema é garantido e ele representa uma redução na tarifa de energia significativa, que pode variar entre 30% e 75%.

Como a água é aquecida pelo sol?

Como mencionamos anteriormente, o sistema de aquecimento solar é composto por dois equipamentos básicos: o Boiler (reservatório térmico) e o coletor solar (placas).

As placas, pintadas com uma tinta especial e escura que potencializa a absorção dos raios solares, e normalmente instaladas em áreas de grande insolação, são as responsáveis pela captação e absorção da irradiação solar. No interior destes coletores existem tubulações internas, geralmente feitas em alumínio ou cobre, por onde circula a água que será aquecida.

O Boiler, cilindro confeccionado em cobre, inox ou polipropileno e isolado termicamente com materiais especiais como o poliuretano expandido, que não agride o meio ambiente, cumpre a função de receber e armazenar a água aquecida que poderá ser usada.

Esta é, basicamente, a forma pela qual a água fria é aquecida e mantida quente nos equipamentos de aquecimento solar.

O aquecedor fotovoltaico é bom para o meio ambiente?

Nesta altura do texto, você já deve ter percebido que os benefícios dos aquecedores solares são muitos, e eles não se restringem apenas a nós.

A energia solar é a grande aposta para minimizar os efeitos nocivos da exploração que a natureza sofre pela sociedade e uma alternativa promissora para driblar e enfrentar os impactos do sistema capitalista sobre o meio ambiente, quando comparada aos sistemas de aquecimento convencionais e o uso de energia elétrica comum.

O sistema de aquecimento solar não agride nem provoca nenhum dano ao meio ambiente, por usar energia sustentável, renovável, limpa e infinita. Além disso, o sol possui um potencial energético imenso e incomparável.

O uso de aquecedores solares não polui, não provoca emissões de gases que contribuem para o efeito estufa e não necessita de turbinas ou geradores para o aquecimento da água ou outros líquidos.

Como instalar um aquecedor fotovoltaico?

Vamos entender agora como funciona o processo de instalação de aquecedores fotovoltaicos.

Obviamente, o processo de instalação requer a presença de técnicos especializados e experientes, e o que apontamos aqui vai servir apenas para você ter uma noção de como acontece a instalação. Vamos lá:

  1. O primeiro passo é avaliar e estudar as particularidades da região e decidir o lugar onde será instalado o aquecedor fotovoltaico, geralmente os lugares escolhidos precisam ter intensa irradiação solar;
  2. Depois de decidido o local é necessário furar as telhas para fixação do reservatório térmico do aquecedor e dos coletores;
  3. O Boiler deve ser instalado a uma certa distância acima das placas coletoras em torno de 15 cm;
  4. É necessária uma tubulação adequada para este tipo de sistema, preparada para receber a água quente que irá circular por ela. Vale dizer que a água pode atingir uma temperatura de cerca de 75°C e seu caminho até o consumo é feito nestas tubulações, sendo que o equilíbrio da temperatura da água é realizado diretamente nos pontos de consumo;
  5. Caso sua casa não esteja preparada com este tipo de tubulação – geralmente de PVC, cobre, POR, etc. – é necessário fazer as adaptações.

Cada projeto de instalação é pensado a partir das necessidades da residência, e de forma geral, a instalação é bem simples e rápida.

Quanto custa instalar um sistema de aquecimento fotovoltaico?

Chegamos a um dos pontos mais importantes quando falamos de aquecedores solares. O valor que o consumidor terá que investir para ter um sistema de aquecimento fotovoltaico em casa.

Primeiro é preciso levar em consideração que o valor de cada projeto dependerá do tamanho do imóvel, quantas pessoas vão usar o sistema, como se dá o fornecimento de água, ou se a casa está em construção ou pronta.

Os preços podem variar, portanto, entre 2 mil e 6 mil reais e, apesar de parecer que o investimento é muito alto, lembre-se do custo-benefício proporcionado pelos aquecedores, uma de suas principais vantagens.

E aí? Gostou de saber mais sobre o sistema de aquecimento fotovoltaico? Esperamos que este texto tenha servido para esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo em sua tomada de decisão.